Flávio Yarshell dá palestra no IAP

 

ok_MG_9196

A revitalizada sede do Instituto dos Advogados do Paraná recebeu na noite da terça-feira (20/6) o jurista Flávio Luiz Yarshell, titular da Cadeira de Processo Civil da USP e associado do Instituto dos Advogados de São Paulo e da Associação dos Advogados de São Paulo, entre outras entidades.

Ex-juiz do TRE-SP, Yarshell falou sobre O Sistema Recursal e a Formação de Precedentes e lotou o auditório e era formada por associados do IAP, advogados, convidados e estudantes de Direito.

Na abertura da sessão o presidente Hélio Gomes Coelho Júnior lembrou os dois primeiros mandamentos do advogado, conforme prescritos pelo jurista uruguaio Eduardo Couture. “O advogado deve estudar e pensar, como dizia o mestre. Estudar sempre porque o Direito transforma-se e evolui de acordo com os costumes da sociedade; e pensar porque sem a necessária reflexão não se pode praticar a advocacia”.

O palestrante foi apresentado pelo advogado e conselheiro do IAP Rodrigo Pereira Dias.

No início da sua fala, Yarshell falou sobre os processos de mediação e arbitragem “nós estamos a anos luz de meios que possam resolver todas as nossas causas de formas consensuais, muito por falta de apoio do governo, de vontade ou de entendimento”, e completou, “o pensamento processualista sempre ditou que se o juiz espirrasse, entraríamos com um agravo, e não é bem assim que deve funcionar.”

O palestrante ainda comparou o excesso de processos ao sistema de saúde “precisamos evitar que as pessoas fiquem doentes. Infelizmente a justiça não está nos tribunais. Se conseguirmos prevenir que os processos cheguem lá, a justiça vai funcionar muito melhor.”

Na ocasião tomou posse o novo associado Paulo Afonso da Motta Ribeiro e foi saudado pelo associado e Diretor da Revista do IAP, Guilherme Brenner Lucchesi.

ok_MG_9198

ok_MG_9287

ok_MG_9156